top of page
Buscar
avantvm

Espaços Instagramáveis

Em diferentes eventos os espaços instagrámeis são ferramentas que além de entregar muito engajamento e visualizações, rendem filas de interessados e podem até viralizar. Como a cadeira de livros voadores na Bienal do Livro - por sinal ótima fonte de inspiração na hora de pensar esses espaços.


Quando bem pensadas são capazes de promover experiências significativas, como elevar qualidade, despertar interesse e apresentar situações lúdicas e inusitadas. Acontece também ,que muitas vezes esses espaços simplesmente não foram pensados para gerar experiência ao ser humano, servindo muita vezes de palco vazio.


Já vi diversas ativações como essa falharem na presunção de que um Neon e uma parede pintada, ou o clássico par de asas, iriam mobilizar pessoas a conhecer sua marca.


Na prática não funciona assim.


Mas essa falha vem da ausência de ser estratégico, e de sobretudo copiar espaços que se viu por aí, seja em pinterest ou feiras, sem fazer as devidas perguntas que se deve ao adotar essa decisão.


Na hora de planejar esse espaço considere essas três questões:



1 - O QUE EU QUERO PROMOVER ?


Será algum novo produto?

Ou uma característica da marca ?


Quando pensamos em promover produtos usamos mais as ferramentas de visual merchandising e composição de espaço.


Veja a loja da Swarovski localizada no Shopping Higienópolis - São Paulo. Ela foi concebida como um loja instagramável, a cada metro de seu percurso diferentes formatos geométricos servem de display para suas jóias.

A loja mergulha seus visitantes em uma agradável luz quente cercada de manequins teatrais e dourados que complementam-se a loja monocromática amarela.


Ao explorar a característica de uma marca é legal pensar em como dotar ela de múltiplos sentidos e significado coerentes.


Por exemplo na Bienal do Livro um grande espaço foi destinado a promoção de Portugal, País e Literatura homenageada no evento, tão logo pode se ver: Um grande vagão vintage que conduzia as pessoas através de telas em suas janelas por ruas antigas de portugal, uma maneira inteligente não só de pensar em um elemento estético mas de com aproximar dois países através da memória visual e arquitetonica.

Essas duas direções dão um bom direcionamento de que norte seguir.


2 - BE DIFERENT


As pessoas se interessam por marcas genuínas e dotadas de características que as assemelhem a seres humanos.


As marcas que mais deixam lembranças na mente e coração dos consumidores, são as que parecem com um amigo.


Um espaço instagramável tem o papel de refletir essa personalidade de sua marca, por isso reflita quais são suas principais qualidades, pergunte ao time de frente o que mais seus clientes elogiam de você. Essa conversa pode despertar poderosos insights de como se mostrar diferente e único. Ainda na Bienal do Livro - escolho o stand da Pólen papel que inovou em criar um stand todos de experiências em que o papel - matéria prima de livros, foi palco para levar as pessoas por contos fantasiosos e personagens que saltavam de quadros iluminados . Detalhe para as figuras construídas é claro em Papel.

3 - Pense em Tatilidade.


O tato é um dos maiores sentidos do corpo humano e pasmem ainda sim muito sobrepujado pelos lojistas.


Exploramos ao máximo a visão de nossos clientes e esquecemos de aguçar outros sentidos, importantes, diferentes texturas, ou mesmo a repetição dela em um espaço cumprem com maestria esse papel.


Veja o caso da Balenciaga.


A marca retirou da loja os acessórios, coleções prêt-à-porter e estantes permanentes e instalou acessórios metálicos temporários . A pele sintética fofa e rosa brilhante foi usada para revestir, tudo exceto o teto da loja por seu visual maximalista e para combinar com a identidade da bolsa Le Cagole.


A "nova it-bag", foi desenhada pelo diretor criativo da Balenciaga e teve essa ação realizada na loja Mouth Street em Londres. Acompanhe em nosso canal no Instagram essas e outras referências do texto que separamos para você. @vm.ava E bora provocar experiência! Neto Vasconcelos - 02/05/2023


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page